terça-feira, 25 de novembro de 2008

O começo da dança

Neste último fim de semana aconteceu a “Mostra de Solos Duos e Trios Contemporâneos”, uma oportunidade para bailarinos apresentarem seus trabalhos de pesquisa que possuem mais tempo – o tempo máximo de cada coreografia era de 10 minutos-. Além disso, outra característica da mostra foi, apesar de não ser competitiva, possuir avaliação de jurados que comentavam os trabalhos em um debate no final.

Justamente durante esse debate surgiu uma polêmica: a dança, contemporânea ou não, surgiu da técnica?
Bom, há quem considere o ballet clássico a primeira forma de dança da história. Outras acham que essa forma de expressão surgiu já na pré-história, quando nem se imaginava que existiria o clássico.

Achei esse texto bem bacana e decidi publicar. Ele fala um pouco da ‘história’ da dança.

"A dança foi uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal.
Pinturas de dançarinos foram encontradas em paredes de cavernas na África e no sul da Europa na pré-história. Estas pinturas podem ter mais de 20 mil anos. As cerimônias religiosas que combinavam dança, música e dramatizações, provavelmente desempenharam um papel importante na vida do homem pré-histórico.
Estas cerimônias devem ter sido realizadas para reverenciar os deuses e pedir-lhes mais sucesso nas caçadas e lutas. As danças também podiam realizar-se por outras razões: como nascimento, curar um enfermo ou lamentar uma morte.
Os sociólogos acreditam que a dança exerceu um papel importante na caça e em muitas outras atividades da vida pré-histórica. Os cientistas estudam as danças de várias culturas porque as formas de dança de um povo podem revelar muita coisa sobre seu modo de vida. "

O texto integral pode ser encontrado no site “Corpo & Movimento”.

Um comentário:

Vânia Macul ;) disse...

Ela é muito amelie mesmo viu.
Amiga melhorei a postagem em homenagem a vc entra lá

beijos